Ibitinga, Quinta, 02 de Maio de 2024
Thiago Ribeiro da Silva
Papo Balcão de Cervejas
Cerveja Catharina Sour

  Fala  cervejeiro, cervejeira, amante da bebida mais consumida no mundo!

   Vamos falar um pouco de cerveja  mensalmente, aquele Papo de Balcão descontraído pra você ler e degustar aquela cerveja preferida, e tudo que acontece no cenário cervejeiro como noticias, novidades, gastronomia relacionada a cerveja e tudo mas tudo mesmo sobre cerveja!

  E pra darmos início, você sabia que temos um estilo de cerveja propriamente brasileiro!? Vamos  falar do primeiro estilo Brasileiro de cerveja reconhecido  mundialmente, se liga aí.

Catharina Sour 

  A história da Catharina Sour começou em 2015, em Santa Catarina, entre os produtores caseiros que decidiram produzir algo em comum. Em 2016, por  meio da Associação Catarinense das Cervejas Artesanais (Acasc), eles organizaram um workshop que contou com a participação de mais de 20 cervejarias, que passaram a produzir a Catharina Sour profissionalmente. Catharina Sour foi catalogada o primeiro estilo nacional, catalogado por uma das mais importantes instituições de juízes de cervejas do mundo, o Beer Judge Certification Program 

(BJCP).

CARACTERÍSTICAS DA CATHARINA SOUR

   Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação.

   No BJPC, a Catharina Sour é descrita como uma cerveja leve e refrescante, com baixo amargor e uma acidez lática equilibrada pela adição de frutas frescas. O corpo leve, teor moderado de álcool (de 4,5% a 5,5%) e boa carbonatação permitem que o sabor e aroma de fruta sejam o principal foco da cerveja.

    "O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces(aromas e sabores animalesco ) é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta", 

   Podem ser encontradas com diversos tipos de frutas em sua composição  das mais variáveis como jabuticaba, maracujá, cupuaçu, morango, etc.

   Aposto que  ficou com vontade de provar este estilo refrescante de cerveja !

   Até a Próxima, e boas cervejas!

   Beba menos, beba melhor!

    Se beber não dirija!

 

*Thiago Ribeiro da Silva , 35 anos, é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto da Cerveja Brasil, Tecnólogo em cervejas, Mestre cervejeiro formado pelo Instituto da Cerveja Brasil reconhecido pela universidade Forschungszentrum  Weihenstephan  de Munique na Alemanha, Proprietário do Balcão Pub Ibitinga-SP, cervejeiro caseiro e apaixonado por cervejas especiais.

comentários Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546