Ibitinga, Segunda, 29 de Abril de 2024
SP: Governo regulamenta transporte gratuito para acima de 60 anos
Medida foi aprovada pela Alesp com emenda que estendeu o benefício a todas as pessoas da faixa etária
SP: Governo regulamenta transporte gratuito para acima de 60 anos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou no último sábado (21), no Diário Oficial, o decreto que regulamenta o uso gratuito do transporte público estadual por pessoas com idades entre 60 e 65 anos. Aos que estão acima dessa faixa etária, o direito já é garantido no Brasil, por meio do Estatuto do Idoso. 
  A regulamentação ocorre após a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovar a medida, em novembro do ano passado. Ainda em 2022, a proposta foi sancionada, transformando-se na Lei 17.611/2022. Faltava apenas a publicação do decreto para regulamentar o uso e o funcionamento da gratuidade.

Atuação da Assembleia

   Durante a tramitação da matéria na Casa de Leis, os parlamentares realizaram uma mudança significativa: estenderam a gratuidade a todas as pessoas da faixa etária contemplada, independentemente da condição financeira. O projeto inicial enviado pelo Executivo previa o benefício apenas a quem se encontrasse em extrema pobreza, com cadastro no CadÚnico, o registro usado pelo Governo Federal para concessão de benefícios.


A regulamentação

   O Decreto 67.455/2023, que regulamenta a medida, estabelece que a gratuidade será garantida nos serviços de transporte das seguintes empresas: Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô); Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); Concessionárias do sistema metroferroviário; e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU/SP).

  O documento também aponta que o acesso se dará por bilhete eletrônico, mediante cadastro prévio. A gratuidade começará a valer em até 15 dias, prazo no qual será publicado um ato do secretário dos Transportes Metropolitanos detalhando os locais e as formas para cadastro, as hipóteses de suspensão do uso e outras informações detalhadas sobre os serviços.

Fonte: Governo do Estado de SP

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546