Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
População e Autoridades participaram da VIII Conferência da Saúde
Evento foi realizado para avaliar a situação da saúde da população e também de toda a estrutura do atendimento a saúde
População e Autoridades participaram da VIII Conferência da Saúde

  No último dia 08, o anfiteatro do CEBI sediou a VIII Conferência Municipal de Saúde, com a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde. Quatro eixos de temas, referentes a saúde pública foram abordados, com a participação da população.

   “A participação da comunidade é uma das diretrizes que compõem a concepção estratégica denominada Sistema Único de Saúde – SUS, para organização e gestão da formulação e execução da Política de Saúde no Brasil”, explicou a Diretora Executiva da Santa Casa e Maternidade de Ibitinga, Vanessa Pultrini, umas das profissionais convidadas a ministrar palestra no evento.

    A participação da população e das autoridades, se expressa por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde, que atuam na análise, na formulação de diretrizes e no controle da execução da Política de Saúde. De acordo os organizadores do evento, não há nenhum outro país no mundo em que se tenha essa expressiva participação da comunidade na formulação e no controle da execução da política pública de saúde.

   Para tanto e, valorizando esse espaço, a gestora municipal Queila Pavani, visando envolver a sociedade organizada no debate sobre a qualificação dos processos de gestão da saúde no Município, organizou e realizou ‘VIII Conferência Municipal de Saúde’, com a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

   Este ano a Conferência Municipal de Saúde contou com representantes das organizações representativas do segmento, prestadores de serviços de saúde (público e privado) vinculados ao SUS, trabalhadores da saúde vinculados ao SUS e usuários.

Conferência

   A Mesa de Abertura foi abrilhantada por autoridades, sendo a Prefeita Cristina Kallil Arantes, a Gestora Municipal de Saúde - Queila Pavani, juntamente aos ilustres Palestrantes convidados, como, a Juíza de Direito mestre e doutoranda em Direito – Dra. Rossana Curioni Mergulhão, pelo Promotor de Justiça de Ibitinga – Dr. André Gandara Orlando, pelo Coordenador executivo de avaliação e controle da SMS de Araraquara e Apoiador institucional do COSEMS/SP - Edvaldo Alves Trindade e pela Diretora Executiva da Santa Casa de Ibitinga - Vanessa Pultrini.

   O objetivo central da Conferencia foi brilhantemente atingido, segundo comitê gestor, sendo analisada a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional; Debate de diversos temas e os eixos temáticos definidos; Analisando as prioridades locais de saúde, formulação de propostas no âmbito municipal para Plano e Ação e elaboração de Relatório Final.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546