Ibitinga, Segunda, 29 de Abril de 2024
Encenação da Via Sacra reúne fiéis em Ibitinga
Mais de 120 atores e produtores apresentaram morte e ressurreição de Cristo. Espetáculo volta a ser realizado hoje (07)
Encenação da Via Sacra reúne fiéis em Ibitinga

    Ibitinga recebeu, na noite desta quarta-feira (5), o primeiro dia de encenações da Paixão de Cristo na cidade. A próxima edição do espetáculo será na sexta-feira (07) no pavilhão de exposições do município, a partir das 20h. 

    A apresentação da Via Sacra, que tem apoio da TV TEM, é realizada há 42 anos pelo grupo de teatro Bom Jesus e mostra os principais momentos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

   A encenação é dividida em 15 estações, e cada uma delas representa um momento importante dos últimos dias de Jesus na Terra. Mais de 120 pessoas, entre atores e produtores, fazem parte da encenação.

   O grupo busca recriar as cenas de forma fiel, com coreografia e figurino próprios da época, e cenas fielmente associadas ao texto bíblico. 

    Durante a programação, que se repete nesta sexta, o público pode participar da campanha Bem Legal da TV TEM, doando um 1 kg de alimento não perecível para o fundo social da cidade. 

    No último domingo (1º), a apresentação foi realizada em Jaú (SP) no kartódromo da cidade. Cerca de cinco mil fiéis acompanharam o espetáculo.

    A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora. 

   Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância do profeta enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. Assim, a apresentação é uma maneira que os fiéis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de Jesus desde o Pretório de Pilatos até o Monte Calvário. 

   A encenação é uma prática comum do período da quaresma, cuja origem remonta às cruzadas. Entre os séculos XI e XIII, os fiéis se colocavam em penitência, percorrendo todos os lugares sagrados para a paixão de Cristo na Terra Santa. 

   Com o passar do tempo e por causa das crescentes dificuldades em chegar à Terra Santa, muito em função das numerosas guerras e dos conflitos entre cristãos e muçulmanos, começou-se a reproduzir a peregrinação que era feita na Via Dolorosa de Jerusalém por representações no ocidente. 

   Até se chegar ao modelo que é praticado hoje, houve várias modificações.    As características da peregrinação foram sendo definidas com o passar dos anos até totalizar as estações definidas desde o século XVI.

Fonte: TV TEM / G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546