Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Como saber se um produto é realmente Orgânico?
A certificação é um dos métodos mais seguros para verificar se um produto disponível no mercado foi obtido s/ defensivos
Como saber se um produto é realmente Orgânico?
Foto: Reprodução / G1

   A certificação é uma das maneiras mais confiáveis de conferir se um produto oferecido no mercado é mesmo orgânico. No entanto, têm sido cada vez mais frequentes as denúncias de produtos que se autodenominam inalterados, sem terem sido devidamente certificados.

   Para orientar consumidores e revendedores, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) informa como identificar se um produto possui a certificação, concedida por um organismo credenciado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

   Segundo o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales, a principal identificação de um produto natural é a presença de selos de certificação reconhecidos, como Produto Orgânico do Brasil, Produto Orgânico Tecpar Cert ou outros selos confiáveis, como USDA Organic e EU Organic.

   “A certificação garante ao consumidor que durante todas as etapas de produção e processamento do produto não foram utilizados agrotóxicos ou qualquer insumo químico sintético, nem foram identificadas práticas que comprometam a saúde humana, animal, das plantas e do solo”, afirma.

   Ao receber o selo Produto Orgânico Tecpar Cert, certificação concedida pelo Tecpar, o produtor estará autorizado a utilizar o Selo Orgânicos do Brasil e poderá comercializar seus produtos em todo o território nacional.

   Além disso, o Tecpar foi o primeiro organismo credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Inmetro), no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Ingredientes

   Uma das recomendações é que o consumidor leia atentamente os rótulos dos produtos, que em geral contêm termos como “orgânico”, “certificado orgânico” ou “livre de pesticidas”.

   Outra orientação é verificar se na lista de ingredientes há itens não naturais ou conhecidos por serem cultivados de forma convencional. Dessa forma, isso pode ser um sinal de que o produto não é totalmente orgânico.

   “O produto orgânico deve ser cultivado e processado de forma sustentável em todas as etapas da produção, até o momento da comercialização”, ressalta o gerente do Tecpar Certificação.

   “Para ser reconhecido como orgânico, um produto processado deve conter, no mínimo, 95% de ingredientes de origem na agricultura orgânica, identificados no rótulo. Além disso, os outros 5% de ingredientes não orgânicos não podem estar entre aqueles proibidos pelas regras da produção nesse sistema, como os transgênicos, por exemplo”, diz Corrales.

    Segundo ele, a legislação brasileira apresenta uma série de limitações para inclusão de aditivos e substâncias utilizadas como conservantes em alimentos inalterados processados.

Pesquisa

   No site do Ministério da Agricultura e Pecuária, é possível acessar o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e a relação de produtos certificados que eles possuem.

   Além disso, na hora da compra, dê preferência aos produtos orgânicos oferecidos por fontes confiáveis, como lojas especializadas, fazendas e produtores locais certificados e conhecidos por seguirem práticas orgânicas. Contudo, se ainda existir dúvidas, é possível descobrir em uma pesquisa rápida, pela internet, se a empresa que oferece o produto tem boa reputação ou alguma reclamação neste sentido.

   Para denunciar casos de produtos identificados como orgânicos mas que não são certificados, procure o Procon. Se a denúncia for sobre o uso indevido do selo Orgânicos do Brasil, denuncie ao Mapa.

Fonte: Canal Rural

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546