Ibitinga, Segunda, 29 de Abril de 2024
Escorpião: Santa Casa alerta pra época com maior incidência de casos
A Santa Casa de Ibitinga é um hospital referência na região, que dispõe do soro antiescorpiônico
Escorpião: Santa Casa alerta pra época com maior incidência de casos

  A Santa Casa de Ibitinga alerta para a chegada do período de maior incidência de escorpiões e outros animais peçonhentos. 

    Em reunião realizada dia 03 de outubro sobre revisão de atendimento à pessoas vítimas de acidente por animais peçonhentos, por serem o hospital referência que dispões do soro antiescorpiônico na região e devido a atual demanda regional, reforçaram que, em caso de acidente por escorpião, procurem imediatamente o Pronto atendimento do seu município, onde o médico fará a avaliação da gravidade do caso e após, se necessário, o paciente será encaminhado para Santa Casa de Ibitinga que já iniciará a infusão do soro antiescorpiônico durante o trajeto ao Hospital Carlos Fernando Malzoni de Matão, que é a referência em UTI pediátrica na Região.

   A picada de escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão, suor, entre esses sintomas como agitação, tremores, náuseas, vômitos e salivação excessiva dentre os mais graves. Quanto maior o tempo até o socorro médico maior índice de complicações e óbito, declarou Dr. Felipe dos Santos Nascimento, diretor Clínico da Santa Casa de Ibitinga.

   Evite ocorrências mantendo os quintais limpos do acumulando entulhos, material de construção e resíduos orgânicos, uma vez que os escorpiões são normalmente encontrados em ambientes escuros úmidos e com pouca movimentação.

    Entre as estratégias de cuidado estão: deixar lixeiras fechadas, colocar telas ou tampas dos ralos dos quintais pias e tanques, proteger e vedar as frestas das portas, janelas e muros, evitar deixar brinquedos e roupas no chão observar e agitar roupas e calçados antes de usar.

   Conscientizar a população é o melhor caminho para que escorpiões não apareçam.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546