Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Receita Federal inicia fiscalização tributária no agronegócio
Produtores rurais devem estar atentos às novas medidas fiscais e buscar orientação nos sindicatos rurais de suas regiões
Receita Federal inicia fiscalização tributária no agronegócio

   Diante de tantas mudanças e propostas que a FAESP busca em prol do agronegócio, o Presidente do Sindicato Rural de Ibitinga, divulga ainda, mais uma informação importante que a Federação publicou nessa semana.

   A notícia faz um alerta aos produtores rurais sobre o início do Programa Nacional de Conformidade Fiscal e Tributária da Receita Federal, voltado especificamente para pessoas físicas envolvidas no agronegócio. Desde setembro, a Receita Federal realiza uma rigorosa fiscalização, cruzando informações como a Declaração de Imposto de Renda, Livro Caixa Digital do produtor rural e o cadastro de atividade econômica da propriedade rural, bem como os dados da E-Financeira, que registra a movimentação financeira dos clientes junto aos bancos.

   O foco principal dessa iniciativa é incentivar a autorregularização, evitando erros nos cálculos tributários declarados, interpretações equivocadas da legislação e o consequente pagamento de multas pelos contribuintes do setor rural. É importante ressaltar que a Declaração de Imposto de Renda pessoa física reflete o Livro-Caixa do produtor rural. Portanto, aqueles que tiveram receita anual superior a R$ 4,8 milhões desde 2019 na atividade rural devem estar especialmente atentos a possíveis inconformidades.

   Os contribuintes que tiverem irregularidades identificadas receberão notificações da Receita Federal, seja de forma física ou eletrônica (via Correios ou e-CAC), com solicitação de avaliação e, se necessário, retificação das declarações. Após o recebimento da notificação, os contribuintes terão um prazo de 60 dias para regularizar as pendências sem a incidência de multas.

   A Receita Federal adverte que, em casos de indícios de ilícitos, as multas podem chegar a 225% do valor principal. Para verificar a existência de inconsistências, os produtores rurais podem acessar o portal e-CAC. Em caso de dúvidas, a FAESP e os Sindicatos Rurais estão à disposição para prestar orientações. O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, destaca a importância de estar atento às notificações e sugere buscar auxílio junto aos sindicatos rurais locais ou ao departamento jurídico da FAESP.

   No dia 14, a FAESP promoveu uma Live em conjunto com os sindicatos rurais para incentivar a autorregularização entre os produtores, evitando interpretações equivocadas da legislação e o pagamento de multas. Segundo Tirso Meirelles, o encontro teve como objetivo fornecer orientações essenciais e incentivar o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes do setor rural.

Fonte: FAESP

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546