Ibitinga, Segunda, 29 de Abril de 2024
Alunos da ETEC construíram maquetes como TCC
A construção de maquetes na ETEC de Ibitinga, como instrumento de ensino-aprendizagem no Ensino Médio integrado com Técnico
Alunos da ETEC construíram maquetes como TCC

Os alunos do período da manhã da Etec de Ibitinga, cursando o 3º ano do Ensino Médio com Técnico em Administração sob supervisão dos professores Randal e Fulvio, apresentaram no dia 23 de novembro, seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma criativa ao desenvolverem maquetes baseadas no conteúdo das disciplinas da área técnica que tiveram ao longo do curso.

   O Professor Randal Matteucci ressaltou que, por observação, acredita que o projeto de elaboração de maquetes como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em nível técnico, apesar de ser diferente das monografias tradicionais, proporcionou aos alunos maior interesse na aplicação do conhecimento que tiveram ao longo do curso ao construírem suas maquetes, representando em escala reduzida ambientes e processos na área da administração, a partir de muita pesquisa e planejamento.

   Segundo Oliveira (2006), é no processo de aprendizagem do pensar sobre a realidade cotidiana que se rompe com as enlaças da escola tradicional, da extensa e exaustiva descrição e memorização de conceitos sem contexto.

   A representação real de cenários, ambientes e processos através da construção das maquetes,  de acordo com o professor Randal Matteucci possibilitou aos alunos relacionar o conhecimento adquirido em sala de aula e visitas técnicas de maneira mais prática, visual e tangível.

   Ao visualizar a maquete o aluno tem despertada a curiosidade de manuseá-la, ampliando assim as possibilidades de aprendizagem. Ao utilizar esse procedimento metodológico, o docente contribui para a percepção do educando em detrimento às relações do homem e espaço e a compreensão da dinâmica do processo de transformação da realidade em que ele se encontra inserido (GALLO; CASARIN; COMPIANI, 2002).

    Matteucci observa também, que ao saírem da rotina das salas de aula os alunos ficam mais entusiasmados, pois as aulas práticas aumentam o interessa dos jovens contribuindo com o processo ensino-aprendizagem. 

   A maquete escolhida pelos professores foi a “Empresa de Coleta Seletiva: Velho Amaro” elaborada pelos alunos Gabriela Cristina F. da Silva; Gabriele Moreira da Cunha; Maria Amábilie S. Alves; Rafael da Silva Carraschi e Thaís Torres P. Fogaça.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546