Ibitinga, Segunda, 29 de Abril de 2024
Microbiota: veja 4 dicas para mantê-la equilibrada
Microrganismos, incluindo bactérias, cuidar da microbiota eleva a sua imunidade e evita muitas doenças, como o câncer
Microbiota: veja 4 dicas para mantê-la equilibrada
Foto: reprodução da Internet / Ilustração

  O equilíbrio microbiano do intestino é muito importante para as doenças humanas e a saúde. Em comparação com outras regiões do corpo, o trato gastrointestinal contém uma abundante comunidade microbiana que reúne cerca de 100 trilhões de microrganismos. Existem fortes evidências demonstrando a relação entre a microbiota intestinal (flora intestinal) e várias funções do nosso organismo, como o controle da proliferação de micro-organismos patogênicos, manejo na absorção de nutrientes e modulação do sistema imunológico.

O que é a microbiota?

   A origem da “microbiota” pode ser datada do início dos anos 1.900. Verificou-se que um grande número de microrganismos, incluindo bactérias, leveduras e vírus, coexistem em vários locais do corpo humano, intestino, pele, pulmão e cavidade oral. 

  A composição da microbiota varia do local do corpo humano. Um desequilíbrio na microbiota intestinal, chamada disbiose, pode causar inflamação e levar à diminuição da capacidade do intestino em absorver nutrientes. Isso pode resultar em deficiências nutricionais e muitos distúrbios metabólicos, como obesidade, hiperglicemia, dislipidemias e outros.

  A principal causa da disbiose é a alimentação rica em proteína, gordura ou baixa em fibras, mas pode também ser consequência do uso de alguns medicamentos ou estresse.

Dicas para manter a microbiota saudável?

1. Evite alimentos industrializados

 Produtos ultraprocessados (biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerantes, salgadinhos de pacote etc.) não fornecem fibras e nutrientes para o organismo. Além disso, o intestino reduz sua capacidade de absorção, levando à carência de vitaminas e à manifestação de doenças.

2. Introduza alimentos da dieta mediterrânea na sua rotina

A dieta mediterrânea composta por grãos integrais, nozes, legumes, frutas e poucos produtos de origem animal (peixes e aves) apresentou resultados benéficos na saúde da microbiota.

3. Reduza o açúcar

  Açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no nosso organismo, o que pode causar colesterol a médio e longo prazo. Outra condição é o surgimento de disbiose, que é a perda de bactérias benéficas e a concentração de bactérias patogênicas no intestino, enfraquecendo o sistema imune e aumentando os quadros de alergias e infecções.

4. Ingira mais fibras e consuma probióticos naturais

   As fibras estão presentes em alimentos vegetais e não são digeridas pelo corpo. Por isso devem ser consumidas diariamente para manter a microbiota equilibrada e saudável, como aveia em flocos, frutas com casca, bagaço e semente, legumes crus ou cozidos no vapor, iogurte natural, kefir, leite fermentado.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546