Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Ibitinga registrou 12 casos de Dengue em 2024
Evitar a água parada é a maneira mais eficaz para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Ibitinga registrou 12 casos de Dengue em 2024

   Ibitinga registrou 12 casos positivos de dengue este ano, segundo dados do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde) de Ibitinga. De acordo com a gestora do SAMS, Queila Teruel Pavani, os casos positivos aconteceram em diversos bairros, sendo, que após a notificação do caso positivo, é feito um serviço de bloqueio de criadouros, por agentes da Vigilância Epidemiológica e Controle de vetores, a fim de eliminar os focos de reprodução do mosquito e interromper a transmissão da doença.

Dengue

   A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir os vírus da chikungunya e zika. Os sintomas da dengue podem variar de febre baixa a alta, acompanhada de dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, além de possíveis erupções cutâneas. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para dengue grave, caracterizada por complicações sérias, como sangramento intenso, choque e danos aos órgãos.

  É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da doença e busque atendimento médico ao menor sinal de suspeita, na unidade de saúde do seu território. Além disso, é importante reforçar as medidas preventivas em casa e no ambiente de trabalho, colaborando assim para a proteção da saúde pública e o controle da dengue na cidade.

Combater o mosquito da dengue

   O Aedes aegypti prefere colocar seus ovos em recipientes artificiais contendo água (principalmente tambores, barris e pneus) dentro e ao redor de casas, escolas e locais de trabalho. Ovos de Aedes aegypti podem resistir a condições ambientais secas por mais de um ano.

    Para eliminar os mosquitos, é preciso evitar água parada em recipientes ao ar livre (potes, garrafas ou outros recipientes que possam coletar água) para que não se tornem criadouros de mosquitos; cobrir adequadamente os tanques e reservatórios de água para manter os mosquitos afastados; e evitar acumular lixo, jogando-o fora em sacos plásticos fechados.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546