Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Piracema: PM Ambiental de Ibitinga combateu a pesca ilegal na região
Ações de combate a pesca ilegal durante o período da Piracema, época de reprodução dos peixes, entre novembro e fevereiro
Piracema: PM Ambiental de Ibitinga combateu a pesca ilegal na região

    Equipes da Polícia Ambiental de Ibitinga reprimiram a prática de pesca ilegal em toda a região nesse final de piracema e início da abertura da pesca. Nas ações foram apreendidas embarcações, redes e outros petrechos, além de peixes nativos que foram reintroduzidos na natureza. 

   O período de piracema, compreendido entre 01 de novembro a 28 de fevereiro, visa justamente proteger a captura de espécies nativas, tudo com o intuito de garantir a reprodução natural dessas espécies, tão importante para a proteção da fauna aquática, como também, a garantia de peixes, para aqueles que dependem da pesca para sobreviver

Fiscalização

   Pelo Rio Tietê, município de  Novo Horizonte, a fiscalização constatou irregularidades quanto a utilização de camarão como iscas, o que é proibido pela Instrução Normativa do Ibama 25/09, mesmo assim, devido ao fato de o camarão ser uma isca muito atrativa, os pescadores acabam tentando burlar a fiscalização e além de responderem pela prática de infração administrativa, ainda incorrem em crime previsto no artigo 34 da Lei Federal 9605/98.

   Pelo Rio Fugido, município de Borborema, os policiais surpreenderam dois pescadores com peixes nativos capturados. Pelo Rio Tietê, Município de Borborema, dois pescadores foram surpreendidos com uma rede de pesca de 50 m de comprimento, isso no dia 03 de março, após a abertura da pesca. Os pescadores, pertencentes a categoria amadora, não são autorizados a utilizar tal petrecho. A orientação da Polícia Ambiental é para que os pescadores que pretendem pescar em rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, consultem antes quais petrechos podem ser utilizados, pois na Instrução Normativa Ibama 26/09, estão estipulados todos os petrechos, métodos e técnicas permitidos tanto a categoria amadora, quanto a categoria profissional.

    Um petrecho muito utilizado pelos pescadores, tanto profissionais, quanto amadores, principalmente para a captura de camarão, e não previsto na Instrução Normativa 26/09, é a peneira. O artigo 8° dessa Instrução Normativa deixa claro que qualquer petrecho, técnica ou método nela não previstos são considerados de uso proibido. 

Denúncias

    Para aqueles que respeitam o meio ambiente e desejam auxiliar a Polícia Ambiental no combate as irregularidades o telefone para denúncia é (16) 3342-4221.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546