Ibitinga, Terça, 13 de Maio de 2025
PM Ambiental de Ibitinga apreendeu motor, barco e 22 kg de peixes
Além das redes irregulares, foram apreendidos, o barco, o motor de popa e os 22,25 Kg de peixes capturados
PM Ambiental de Ibitinga apreendeu motor, barco e 22 kg de peixes

    Na manhã de domingo (11), dia das mães, policiais ambientais pertencentes ao efetivo da Base Operacional da Polícia Ambiental de Ibitinga, realizavam patrulhamento náutico pelo Rio Tietê, jusante da Usina Hidrelétrica, trecho de Ibitinga a Borborema, quando ao chegarem pelo bairro Porto do Governo, Município de Borborema/SP, abordaram um pescador profissional retirando algumas redes que estavam armadas.

   Durante a fiscalização os policiais constataram que algumas redes foram armadas de forma irregular, desrespeitando o previsto na Instrução Normativa Ibama 26/09, que regulamenta a pesca profissional e amadora na Bacia Hidrográfico do Rio Paraná.

   O pescador armou em um ambiente aquático duas redes de pesca a uma distância de 70m uma da outra, o que não é permitido, pois restringe o espaço de circulação da fauna ictiológica.

   Ele foi multado, as redes que estavam irregulares foram apreendidas, assim como o barco, o motor de popa e os 22,25 Kg de peixes capturados, que por estarem mortos, foram doados ao Projeto Criança Feliz, localizado no Jardim Paineiras em Ibitinga, que atualmente abriga 30 crianças e adolescentes. 

   O pescador já era conhecido da Polícia Ambiental. De acordo com o Artigo 13 da Instrução Normativa Ibama 25/09, todo ano, até o segundo dia útil após o início do defeso (novembro), os pescadores profissionais devem declarar o estoque de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, que estejam armazenados, para que a fiscalização possa ter o controle se, mesmo durante o período de piracema, eles continuam capturando peixes nativos, pois, a qualquer momento, eles podem ser alvos de fiscalização. 

  Em 06 de novembro de 2024, esse mesmo pescador deixou de realizar a declaração de estoque e, em seu rancho, onde realiza o comércio de peixes, foram apreendidos 31,456 Kg de Piranha; 21,676 Kg de Mandi; 19,148 Kg de Piau; 14,326 Kg de Cascudo e 3,952 Kg de Curimbatá, totalizando 90,558 Kg.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546