O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, através de Sergio Quinelato, presidente e Diretoria Executiva, fala sobre as linhas de crédito para tratores de apoio à bovinocultura que foram anunciadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, da expansão do programa Pró-Trator e Implementos por meio de convênios com cooperativas de crédito
As parcerias foram oficializadas com o Banco Cooperativo Sicredi, o Banco Cooperativo Sicoob e a Cooperativa Central de Crédito Cresol Baser.
O Pró-Trator é uma linha de crédito rural criada para facilitar a aquisição de tratores e implementos por pequenos e médios produtores paulistas. A principal vantagem do programa é o subsídio de 50% da taxa de juros pelo estado — ou seja, metade da taxa Selic em vigor é custeada pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).
De acordo com a Secretaria, outro diferencial é o limite de financiamento de até R$ 50 mil por produtor, o que garante maior capilaridade e permite atender um número maior de beneficiários em todas as regiões do estado.
Os recursos podem ser utilizados para a compra de tratores novos, de fabricação nacional, com potência de até 125 cavalos.
Já na próxima semana será lançada a nova linha de crédito Feap SP – Projeto Pecuária de Corte, voltada ao fortalecimento da bovinocultura paulista.
Com investimento de R$ 10 milhões, a iniciativa tem como objetivo ampliar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade da carne, promovendo maior competitividade, sustentabilidade e eficiência à cadeia produtiva.