A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) realizou uma reunião com as comissões técnicas de Bovinocultura de Corte e de Leite para discutir a construção de um ato normativo que atenda aos princípios de bem-estar animal e parâmetros técnicos, sem penalizar os produtores.
O encontro teve como principais pontos: A minuta da portaria Mapa/SDA Nº 1280 e Nº 1295 estabelece regras e procedimentos para a proteção e o bem-estar dos animais de produção durante o transporte.
Na oportunidade, os coordenadores das comissões, Cyro Penna Junior e Luiz Otávio Motta, destacaram a importância de construir a normativa de forma conjunta, ouvindo todos os envolvidos, para evitar penalizar os pequenos produtores.
A proposta é que a normativa seja mais específica e de fácil entendimento para todos, considerando a realidade prática do campo.
Já o técnico do Departamento Técnico e Econômico da Faesp, Thiago Rocha, se comprometeu a enviar uma proposta de contribuições da Federação, com modificações propostas, para as comissões e posteriormente para o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Dentre os objetivos, construir uma normativa que seja um bom instrumento para a pecuária, considerando o bem-estar animal e a realidade dos produtores, e enviar a contribuição da Faesp para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e para o Ministério da Agricultura e Pecuária, sugerindo alterações no texto com embasamento técnico.