No último dia 1º, a Polícia Militar Ambiental realizou a fiscalização em uma propriedade rural no município de Guaimbê-SP, após denúncia de soltura irregular de gado em Área de Preservação Permanente (APP).
Foram constatados a presença de 111 (cento e onze) animais; sendo 107 (cento e sete) bovinos e 4 (quatro) equinos confinados em APP, juntamente com vegetação nativa.
Os responsáveis pela propriedade informaram desconhecer a legislação ambiental vigente e alegaram que a soltura dos animais ocorreu devido ao cultivo de laranja em toda a área destinada ao pasto. Contudo, durante a vistoria a equipe identificou subdivisões internas com porteiras, indicando manejo rotativo dos animais dentro das áreas protegidas.
Diante das infrações, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental, no valor de R$796.050,00 (setecentos e noventa e seis mil e cinquenta reais) por danos à APP, e no valor de R$ 204.490,00 (duzentos e quatro mil e quatrocentos e noventa) por danos a vegetação nativa.
De acordo com informações da PM Ambiental, a área foi embargada e os animais apreendidos. Além do responsável responder administrativamente pela ação, responderá ainda criminalmente conforme a legislação de crimes ambientais.