Com 304 ligações regularizadas nos primeiros sete meses de 2025, São Carlos lidera o ranking de municípios da região com recuperação de energia da CPFL Paulista. Ibitinga aparece como a 3ª posição da lista de cidades no ranking regional, com mais ligações fraudulentas e agora regularizadas.
Entre janeiro e julho deste ano, a companhia de energia recuperou 2,7 mil MWh (mega-watt-hora), com 1.012 regularizações realizadas no período, na região de São Carlos.
Araraquara, com 240 ligações regularizadas, e Ibitinga, com 120, são as segunda e terceira colocadas no ranking regional.
Ano de 2024
Na nossa região, em todo o ano de 2024, a cidade com o maior número de casos no período foi Araraquara, com 1.080 unidades. Em segundo foi São Carlos, com 925 regularizações, e Ibitinga vem em terceiro, com 386.
Tabatinga apareceu como a 10ª posição sendo 97 casos de furtos de energia, e Nova Europa em 11ª, com 50 casos. Itápolis apareceu em 6º lugar, com 172 casos de furtos.
Prisão
Furtos e fraudes de energia são crimes, passíveis de punição na justiça criminal. Além de pena que pode variar entre 1 e 4 anos de detenção, quem pratica está sujeito a riscos inerentes de atividades ilegais, como os curto-circuitos e até acidentes fatais.
A companhia pede que a população denuncie, de forma anônima, quem pratica furto ou fraude no relógio de energia. A delação pode ser feita via internet, pelo app “CPFL Energia” ou o site www.cpfl.com.br/fraude.