O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizou, no último dia 18, a sua 101ª Reunião Ordinária. O encontro ocorreu na sede do Conselho, em Brasília, e reuniu representantes de todo o país para discutir temas estratégicos relacionados ao fortalecimento da Defensoria Pública. O intuito é alinhar diretrizes, debater desafios e propor soluções conjuntas para o acesso à Justiça.
Após a reunião, foi inaugurada a Galeria dos Ex-Presidentes do Condege, espaço que passa a reunir e preservar a memória de todos que já comandaram a entidade. Entre as fotos dos ex-presidentes do Condege, está a do ibitinguense e Defensor Público Dr. Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, que presidiu aquela instituição em 2022, quando também foi Defensor Público Geral do Estado de São Paulo.
A iniciativa simboliza não apenas uma homenagem individual, mas também o reconhecimento coletivo ao trabalho desempenhado ao longo dos anos para fortalecer a Defensoria Pública em âmbito nacional, posto que o Dr. Florisvaldo acabou por implantar as Defensorias Pública em alguns Estados que ainda não possuíam, quando passou a manter com Governadores e Parlamentares – Senadores, Deputados Federal, Estadual e Distrital, uma grande interlocução para os objetivos da Defensoria Pública.
Segundo a instituição, o novo ambiente busca valorizar a história do Conselho, destacar o legado de cada gestão e reforçar a importância da continuidade das ações voltadas ao acesso à Justiça e à defesa dos direitos da população vulnerável.