Na tarde do último sábado (04), policiais pertencentes a Base Operacional da Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, realizavam patrulhamento náutico pelo Rio Tietê, quando surpreenderam três pescadores amadores “batendo tarrafa” no ponto denominado lagoa preta, uma lagoa marginal existente na região de Borborema.
Ao avistar os policiais, um dos pescadores fugiu do local, abandonando os outros dois com os peixes e as tarrafas. A ocorrência se encerrou com a apreensão de 03 tarrafas e de cerca de 25 Kg de peixes.
De acordo com o artigo 2°, Inciso II, a, da Instrução Normativa Ibama 26/09, é proibido, na bacia hidrográfica do rio Paraná, tanto a pesca comercial, quanto a pesca amadora, em lagoas marginais.
Os peixes apreendidos foram doados a Associação Sr. Bom Jesus de Ibitinga. Além das tarrafas e dos peixes, a polícia apreendeu ainda um barco e um motor utilizados na infração.
De acordo com o Subtenente Jovair, Supervisor da Base Operacional da Polícia Ambiental de Ibitinga, tem aumentado o número de ocorrências envolvendo o uso de redes e tarrafas, mas a Polícia Ambiental está atenta e todos serão responsabilizados.
O telefone para denúncia e informação é (16) 3342-4221.