O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (5) que o terminal alfandegário de cargas no aeroporto Leite Lopes começa a operar em abril de 2015. Segundo ele, o investimento será um pontapé para, inclusive, a internacionalização de passageiros. A confirmação ocorreu durante a assinatura de convênio com a prefeitura Dárcy Vera (PSD), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O investimento calculado chega a R$ 170,6 milhões.
Em clima de campanha eleitoral, a prefeita foi recebida com salva de palmas por simpatizantes, na antessala de Alckmin. Neste momento, seu principal adversário, o deputado estadual Duarte Nogueira (PSDB), permaneceu acuado, conversando ao telefone celular.
No Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, Alckmin disse que o investimento estadual chega a R$ 144 milhões, 85% do montante total. Ao falar dos recursos, foi interrompido por Dárcy, que solicitou o detalhamento sobre os repasses da prefeitura para as obras.
"Os grandes aviões de carga do mundo poderão descer e decolar no aeroporto de Ribeirão Preto. A pista voltará a ter 2,1 mil metros de comprimento, com o deslocamento de 500 metros no sentido da avenida Thomaz Alberto Whately. Já o taxiway (faixa de pista em que a aeronave pode taxiar) passará a ter 30 metros de largura", afirma.
O deslocamento da pista também vai afastá-la cerca de 500 metros do bairro Quintino Facci, atendendo exigências judiciais envolvendo a chamada curva de ruído, segundo Alckmin. "Assim, não prejudica os moradores ao mesmo tempo que permite uma das maiores pistas do Estado para atender o desenvolvimento da região."
Ele ressaltou, ainda, que o Estado ficará responsável pela desapropriações e reassentamento de 150 famílias.
É obrigação
Bastante emocionada, Dárcy disse que a internacionalização é uma conquista de Ribeirão Preto. "Foi uma briga árdua. Fui bastante criticada, mas vencemos. Hoje saiu daqui [Palácio dos Bandeirantes] muito feliz" disse.
A Amec (Associação dos Amigos e Empresários do Centro) levou uma comitiva ao Palácio dos Bandeirantes. Com faixas, parabenizava a cidade. "Parabéns Ribeirão. O aeroporto agora é realidade".
A Cidade