Ibitinga, Terça, 21 de Maio de 2024
Fim de IPI reduzido deve gerar corrida às concessionárias

A volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) com alíquotas normais para os carros zero quilômetro, confirmada para janeiro, já tem levado consumidores a antecipar a compra do carro novo em Piracicaba. 

O imposto, que chegou a ficar zerado para os modelos 1.0, hoje está em níveis intermediários e pode representar uma economia de R$ 1.500 em média nos veículos populares. 

O anúncio de que não haverá prorrogação dos incentivos foi feito pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), após reunião com o governo federal na semana passada. 

O IPI havia sido reduzido pela primeira vez em 2012 e, desde então, vinha sendo prorrogado no intuito de manter o aquecimento da economia. 

“Dezembro sempre foi um mês muito bom, com crescimento natural das vendas devido à injeção do 13º salário na economia. Agora, com o anúncio de que o IPI não será prorrogado, a tendência é de que haja uma movimentação ainda mais forte. Projetamos um crescimento de 30% nas vendas, metade devido ao 13º e metade pelo fim do imposto reduzido”, informou o gerente de vendas do grupo Stefanini, José Carlos Mandro Junior. 

Ele comentou que os consumidores devem estar atentos, pois não haverá prorrogação do benefício, como ocorreu em vezes anteriores. 

“O governo já sinalizou com o fim da redução do imposto e a expectativa é de que o consumidor não deixe de comprar pensando em prorrogação, pois no ano que vem os modelos vão ficar mais caros.” 

De acordo com Mandro, o IPI reduzido representa uma economia de R$ 1.000 a R$ 1.500 nos modelos populares. 

No caso dos modelos com motorização mais forte, esse valor gira em torno de R$ 2.000. 

O gerente ressaltou que, mesmo que haja estoque nas montadoras em janeiro, os veículos são refaturados, portanto, os preços consequentemente ficam acrescidos da nova alíquota. 

Para o gerente de vendas da Marché Peugeot, Hector Choairy, o retorno do IPI deve aumentar as vendas, porém não na mesma intensidade ocorrida no ano passado, quando o imposto deveria voltar às alíquotas normais, mas foi mantido pelo governo. 

“Dezembro é um mês naturalmente aquecido em vendas e a volta das alíquotas do IPI deve movimentar mais o mercado, pois, dessa vez, o benefício não deve ser prorrogado. Acredito que o consumidor que está indeciso irá, sim, antecipar as compras, porém essa alta não será suficiente para recuperar o desempenho do mercado, que teve um ano atípico”, disse. 

Atento à economia que poderia fazer, o gerente administrativo José Sérgio Godoy, 60 anos, resolveu antecipar a troca do carro. 

Ele escolheu um modelo, fez as contas e aproveitou a vantagem. 

“Estava atento ao fato do IPI não ser prorrogado e fazendo as contas, vi que compensaria. Não quis deixar para o ano que vem e já fechei negócio. Economizei cerca de R$ 2.500 comprando agora em vez de deixar para depois.” 

ALÍQUOTAS — A partir de janeiro, as alíquotas de IPI para o carro popular (1.0) subirão dos atuais 3% para 7%. 

Os modelos com motorização acima de 1.0 e bicombustíveis terão elevação de 9% para 11%, enquanto os abastecidos somente a gasolina terão alíquota corrigidas para 13%.

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