Ibitinga, Sexta, 15 de Novembro de 2019
USP:sistema de gestantes usado em Ibitinga será implantado no estado
Prenacel começou a ser usado na rede municipal de saúde de Ibitinga, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão
USP:sistema de gestantes usado em Ibitinga será implantado no estado
A intenção dos coordenadores com o novo sistema é expandir o acesso das mulheres a informações direcionadas

A cidade de Ibitinga, a 145 quilômetros de Ribeirão Preto, será a primeira do País a implantar o Prenacel, sistema desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que oferece informações às gestantes e seus parceiros durante os períodos de pré-natal e pós-parto por meio de mensagens de texto (SMS) pelo celular.

A ferramenta passou por testes e avaliações em projeto piloto realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto.

Ibitinga foi o município escolhido para ser pioneiro na utilização do serviço em função do convênio de cooperação entre a FMRP e a prefeitura da cidade, firmado em 2017.Enfermeiras do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) já estão recebendo o primeiro treinamento de uso do sistema.

Como funciona

O programa vai oferecer às gestantes mensagens automáticas e gratuitas, que serão enviadas semanalmente, com orientações sobre o período gestacional, dicas de saúde, segurança e sobre o bebê. Além de proporcionar um espaço de interação, onde a paciente pode enviar dúvidas, que serão lidas e respondidas pelas enfermeiras de forma personalizada para cada caso.

A intenção dos coordenadores com o novo sistema é expandir o acesso das mulheres a informações direcionadas que as façam se sentir seguras e preparadas e, assim, contribuir para a prevenção de complicações que acontecem durante a gravidez, no momento do parto e para a diminuição da taxa de mortalidade materna no Brasil.

Além do Prenacel, o convênio entre a FMRP e a Prefeitura de Ibitinga permitiu a orientação de profissionais da saúde da cidade, como, por exemplo, sobre a hipertensão arterial secundária a partir dos sintomas e sinais dos pacientes, além do oferecimentos de diversas palestras, entre elas sobre diabetes, organização da atenção básica, entre outras.

 

Fonte: Revide

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da cidade de Ibitinga e Assessoria de Comunicação da USP Ribeirão Preto

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2019 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546