Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Onça-parda invade residência, é capturada, e devolvida à natureza
Animal, com cerca de 2 metros, foi capturado em Lins, examinado em Bauru, e solto em área de mata às margens do rio Tietê
Onça-parda invade residência, é capturada, e devolvida à natureza

    Foi solta na natureza, na noite da segunda-feira (05), uma onça-parda capturada em Lins. Após um breve período de acompanhamento no zoológico de Bauru, o animal foi equipado com um radiocolar, uma espécie de coleira eletrônica que servirá para monitoramento. A onça foi solta por equipes do Instituto Pró-Carnívoros em uma área de mata nativa próxima às margens do rio Tietê.

  Segundo a instituição, o animal, macho jovem, tinha quase 2 metros de comprimento e pesava 41 quilos. Agora, ele passa a integrar o time de onças-pardas monitoradas pelo projeto de pesquisa desenvolvido, desde 2014, entre o Instituto Pró-Carnívoros, a AES Tietê e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio).

"O monitoramento intensivo do movimento das onças possibilitará entender quais áreas são importantes para conservação e recuperação em médio e longo prazo", diz o instituto em nota.

   No dia 05, a onça foi encontrada na zona urbana de Lins, e mobilizou os Bombeiros, a PM Ambiental, e o Helicóptero Águia, da Polícia Militar. Após receber sedativos com dardos, a onça foi capturada e levada para exames em Bauru, no zoológico, e depois, entre a madrugada do dia 05 e 06, foi solta em mata fechada, às margens do rio Tietê, em lugar não revelado.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546