Ibitinga, Terça, 16 de Abril de 2024
Usinas serão operadas a distância
AES Tietê foi certificada pelo ONS para operar hidrelétricas remotamente; empresa foi a primeira a obter esta aprovação
Usinas serão operadas a distância
Usina Hidrelétrica de Ibitinga é uma das que serão operadas remotamente pela AES Tietê

   O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concedeu parecer favorável aos relatórios da AES Tietê para que ela opere remotamente todas as suas usinas hidrelétricas. Na região, as usinas de Bariri, Barra Bonita, Ibitinga e Promissão serão gerenciadas a distância. A lista também inclui as hidrelétricas de Água Vermelha, Caconde, Euclides da Cunha, Limoeiro e Nova Avanhandava. Com a aprovação, a companhia passa a ser a primeira empresa do setor elétrico a obter esta certificação.

   A AES Tietê ressalta que, desde 2016, possui um Centro de Operações de Geração de Energia (COGE) em Bauru que permite monitorar todas as usinas remotamente, inclusive as eclusas. "Porém não havia uma regulamentação no setor. Isso surgiu no ano passado, quando o ONS publicou os requisitos mínimos para a operação remota de usinas", explica o coordenador de Gestão da Operação da empresa, Paulo Rodrigues de Souza.

    A AES Tietê conta que acompanhou todo o processo junto ao ONS e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, a partir disso, levantou toda a documentação exigida no Procedimento de Rede do Submódulo 10.14 do ONS, que determina quais são os requisitos mínimos para que agente do sistema elétrico possa ter as suas instalações teleassistidas sem assistência local ininterrupta.

   Souza afirma que o sistema de teleassistência da AES Tietê é um dos mais modernos do Brasil e, por conta disso, a companhia já estava preparada antes mesmo da exigência de certificação. "A obtenção desse parecer é extremamente importante para a continuidade da estratégia de operação remota das instalações e consolida a AES Tietê como uma das empresas mais tecnológicas e inovadoras do setor elétrico brasileiro", declara. (JcNet)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546