Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Associada do Sindicato Rural investe em produção de broto de girasso
Além de ser ótima opção de investimento, cultivo possui benefícios para prevenção e auxilia na terapia de diversas doenças
Associada do Sindicato Rural investe em produção de broto de girasso

  Em Ibitinga, a associada do Sindicato Rural de Ibitinga com Extensão de Base em Tabatinga e produtora rural, Salete Felícia Tonizza, sempre gostou de inovar na agricultura. Uma prova disso é que produz broto de girassol há três anos, depois de muitas pesquisas, descobriu que esse cultivo contribui no fortalecimento do sistema imunológico, além de ser um excelente ali-mento para pessoas que estão com problemas de saúde.

  O broto de girassol tem diversos benefícios, é rico em proteína, triptofano (precursor da serotonina), colinas (essencial complexo B) e vitaminas, muito utilizado para consumo em suco verde e saladas. Nesta cultura, encontra-se uma riqueza de fitoquímicos, betacaroteno, vitamina E, substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde e o bem-estar geral.

  A produtora relatou que antigamente as pessoas utilizavam mais produtos naturais para a cura de doenças. Porém, mesmo com a medicina avançada, muitos pesquisadores têm descoberto ser possíveis encontrar substâncias ativas como coadjuvantes na terapia de algumas enfermidades.

Como surgiu a ideia do cultivo

  A produtora rural contou que quem orientou no cultivo e lhe passou as informações básicas sobre a cultura foi seu sobrinho, professor agrônomo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Wellington Mary. O professor se envolveu em um trabalho voluntário para tratamento de pessoas com problemas de saúde, que não tinham condições de produzir ou comprar para consumo próprio. Com isso, descobriu a potencialidade nutricional de alguns alimentos como: brotos de trigo, girassol, brócolis e resolveu se aprofundar mais nos temas.

  Atualmente o mercado está conhecendo estes produtos, principal-mente os chefes de restaurantes para finalização de pratos, porém o grande trunfo é o poder nutricional e terapêutico dos brotos.

Outros produtos

  Além do broto de girassol, a produtora rural também oferece outros tipos de hortaliças e fruta como: chicória, rúcula, almeirão, espinafre, catalonia e abacate.

  Para adquirir um dos seus produtos, basta entrar em contato com a agricultora pelo celular ou WhatsApp (16) 99153-7944 e também na 'Feira do Produtor Rural' que acontece todas às quartas-feiras na 'Praça Rui Barbosa' das 16h às 19h.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546